Dois sismos abalam a ilha Terceira após subida do alerta vulcânico para V3
A ilha Terceira, nos Açores, voltou a ser palco de dois sismos sentidos durante a noite de quinta-feira, na sequência da crise sismovulcânica que afeta o arquipélago desde 2022. Os abalos, de magnitude 3,6 e 3,5 na escala de Richter, foram registados pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), com epicentros localizados a apenas alguns quilómetros de Santa Bárbara.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), um dos sismos — de magnitude 3,8 — teve epicentro próximo da freguesia das Doze Ribeiras e foi sentido não só em toda a ilha Terceira, como também na ilha de São Jorge. Os tremores atingiram intensidade V na escala de Mercalli Modificada, o que significa que foram considerados fortes: objetos oscilaram, portas bateram e muitas pessoas acordaram sobressaltadas.
Estes abalos surgem poucas horas depois de o alerta vulcânico do vulcão de Santa Bárbara ter sido elevado para nível V3, indicando uma fase de reativação do sistema vulcânico. O coordenador do Gabinete de Crise do Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR), João Luís Gaspar, explicou que a monitorização será reforçada, incluindo a recolha de gases e águas no perímetro do vulcão, para avaliar eventuais alterações de atividade.



Publicar comentário