Sporting tenta aproveitar ausência do Benfica e isolar-se no topo da Liga
O Sporting procura reencontrar-se com as vitórias na receção ao Estoril Praia e isolar-se na liderança da Liga Portugal, aproveitando o adiamento do jogo do Benfica na 24.ª jornada, no estádio do Gil Vicente.
Os leões foram igualados no comando pelo rival lisboeta na ronda anterior, ao empatarem 2-2 no terreno do AVS (depois de terem estado a ganhar por 2-0), a terceira igualdade seguida que concederam no campeonato e o quinto encontro sem vencer, em todas as competições.
Se repetir o resultado da partida da primeira volta, na qual se impôs por 3-0, o campeão nacional deixará o vice-campeão a três pontos de distância e sem a possibilidade de dar resposta imediata, uma vez que apenas se deslocará a Barcelos em 28 de março, para preparar a receção ao FC Barcelona, para os oitavos da Liga dos Campeões.
O cenário do último confronto com os canarinhos dificilmente pode ser transposto para o jogo de segunda-feira, uma vez que, em setembro de 2024, o Sporting revelava-se uma equipa imbatível (acabava de alcançar o sétimo triunfo seguido na Liga), sob a orientação do treinador Ruben Amorim.
Cinco meses, dois treinadores e uma imensidão de jogadores lesionados depois, a equipa agora treinada por Rui Borges tenta libertar-se do maior ciclo sem vencer na época 2024/25, precisando para isso da ajuda do avançado sueco Viktor Gyökeres, melhor marcador da Liga, com 23 golos.
Será sem Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Morita, Eduardo Quaresma, Hjulmand, St. Juste, Daniel Bragança, Catamo e João Simões, todos lesionados, e Diomande, suspenso, que o Sporting tentará contrariar o bom momento de forma do Estoril, sétimo classificado, comprovado por seis vitórias e um empate nos derradeiros sete jogos.
A equipa de Alvalade tem passado a maior parte da temporada isolada no comando do campeonato e pode recuperar essa condição durante cerca de um mês, o tempo que falta para a visita do Benfica ao Gil Vicente, 14.º colocado, que na primeira volta foi goleado por 5-1 no Estádio da Luz, em Lisboa.
Mais do que aproximar-se dos líderes, dos quais está a seis pontos de distância, o FC Porto deverá preocupar-se em deixar a companhia do SC Braga no terceiro lugar, depois de ter sido igualado pelos minhotos na jornada passada, na sequência do empate 1-1 com o Vitória SC.
A equipa portuense ganhou apenas dois dos últimos 12 jogos (um dos derradeiros sete na Liga) e necessita urgentemente de um triunfo em Arouca (12.º colocado), no sábado, antes de visitar na próxima jornada o SC Braga, que terá um desafio complicado no domingo, no terreno do Rio Ave, (10.º).
Farense, 17.º e penúltimo classificado, em zona de despromoção direta, e AVS, 16.º, lugar do play-off de manutenção, disputam no domingo uma partida da máxima importância na luta pela permanência no escalão principal, numa altura em que estão separados por quatro pontos.
O Santa Clara pode aproveitar a deslocação ao estádio do lanterna-vermelha Boavista para reforçar o surpreendente quinto lugar, capitalizando também o embate entre os perseguidores Vitória SC (oitavo) e Casa Pia (sexto).
Publicar comentário